terça-feira, 22 de janeiro de 2008

VISITANTE DA VEZ

...
Ser gentil é ser saudável
(por Mirele Antunes*)
...
Vivemos sob constante tensão. A busca desenfreada pela beleza física a qualquer custo, status, entre outras coisas da sociedade moderna e imediastista, nos trouxe muitas contribuições negativas. O culto ao corpo e a beleza física, tomou proporções sem limites. Milhares de pessoas em todo mundo realizando lipo após lipo, cirúrgias plásticas, botox nas mais variadas partes do corpo. O que importa é ser sarado(a). Eis a nova ordem mundial.
Quanto à tecnologia, quantos museus de grandes novidades ainda estão por vir? Objetos que saem quentinhos do forno de tempos em tempos, promentendo alimentar a fome de muitas vidas em todo mundo. Dando a ilusão de que está aí a receita da felicidade ou que o computador e a geladeira de última geração serão a solução de todos os problemas.
Queridos amigos, me deixa triste esse mundo doente. Ter o corpo bonito e viver confortavelmente são fundamentais para uma boa qualidade de vida. É ótimo e eu também adoro. Mas existem certos valores, talvez até fora de moda, que tornam a nossa vida melhor e mais feliz.
Por exemplo, a espontaniedade de um abraço verdadeiro. O almoço em família. A gentileza feita a alguém (sem segundas intenções). Coisas simples, de baixa tecnologia, que nos trazem a doce e terna lembrança da casa de nossos avós, a brincadeira na terra, os pés descalços, o bolo que sai quentinho no meio da tarde interrompendo a brincadeira - hummmmmm...e comer sem culpa! Perguntar a alguém se está tudo bem e realmente se importar com a resposta. Amar e ser verdadeiramente amado. Tomar um chá, perceber seu sabor. Sentir...
A busca pela beleza vale nuito a pena, desde que seja através de métodos e técnicas que respeitem o biotipo, a natureza e o psicológico - o ser humano como um todo. Menos radicalismo e traumas. Todas essas observações podem parecer piegas, mas, sem dúvida, tornam a nossa vida melhor e mais saúdavel, levando por fim à tão desejada beleza verdadeira.
Pra terminar, um pouco de poesia, relembrando nosso pequeno grande poeta, Vinícius de Moraes, "as muitas feias que me desculpem, mas a beleza é fundamental". Ser gentil é ser bonito e saúdavel.

Um abraço apertado a todos e que nenhum de nós se esqueça da beleza e sensação dos pés descalços...
* Mirele Antunes é fisioterapeuta e trabalha com Massoterapia no Núcleo Terapias Integradas - Penápolis-SP.

Nenhum comentário: