segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Dia Internacional do Tango


Essa foto tem exatamente uma década, o que significa que meu amor pelo tango já vem longe. Quem me conhece de verdade responde de primeira que, depois do bolero, o tango é meu queridinho. Hoje é o Dia Internacional do Tango, instituído em comemoração a dois dos seus maiores criadores que nasceram em 11 de dezembro: o compositor Julio de Caro e o cantor Carlos Gardel.
Apesar de tão associado por nós à cultura Argentina, país que o popularizou, evidências históricas mostram que seu ritmo é uma variação dos batuques africanos. Fato é que o tango nasceu nos subúrbios e hoje nos remete à sensualidade e sofisticação. Outra curiosidade é que publicamente dançavam somente homem com homem – era obsceno às mulheres dançar abraçado. O ritmo foi uma febre em Paris, por volta de 1910, o que contribuiu muito para sua glamourização.
Outra associação que fazemos quando se fala em dançar tango é quanto à dificuldade de execução. O tango é, SIM, uma dança complexa, mas os movimentos que formam sua base são bastante simples e garantem horas de diversão até aos mais novatos.
Entre os instrumentos típicos do ritmo estão acordeão, contrabaixo, piano, violão e violino. Sua forma musical é binária, com compasso de dois por quatro (essa contagem pode parecer um bicho de sete cabeças, mas é automática em quem sabe dançar).
Chega de história! Neste 11 de dezembro arrisque, experimente tango!

Nenhum comentário: