terça-feira, 30 de outubro de 2018

Caminho de volta

Começamos a querer e não paramos mais. brincar na rua, virar a esquina, ir a pé para a escola.
Crescemos e continuamos querendo. Sair sem os pais, paquerar, namorar, sentir o vento no rosto. E assim segue uma sequência infinita de buscas.
Terminar os estudos,
Sexo, bebidas, diversão,
Estudar mais,
O diploma,
A independência financeira, social, política,
Mais vento no rosto,
Será que caso ou faço uma casa?
Que tal os dois!
A vida vai ficando pra trás. Pessoas, lugares, sons, falas, sabores. Tudo no retrovisor, cada mais mais turvo ao passar dos anos. 
A memória luta para selecionar recortes de tempos em tempos, mas desaba diante dos excessos. Imagens, empregos, filhos, casamentos, a casa própria, o aluguel pago com o próprio bolso. Que seja. Assim como esse texto não tem destino, nem disposição visual adequadas, seguimos em um sobrepor de sentimentos, desejos, algumas necessidades. 
Passamos a enxergar menos. Pense na vida como um carro na estrada. Velocidade máxima. A adrenalina, o calmaria de estar sozinho só com seu acelerador. Olhe para os lados e o que vê? Um borrão de verde e marrom e tons de preto e azul é o que seus olhos encontram. Você não vê as árvores, o céu, as nuvens, um lago que ...borrou...

Assim acordei. Sentido a vida como um borrão que se apresenta sem traços definidos nem sentidos que possam fazer sentido algum.

Sigo acelerando, tudo ficando para trás. Falamos menos, nos encontramos menos. Decidimos assim, com sono e fome. Nos satisfazemos com acenos digitais. Somos a carência e a indecência auto criadas. Auto alimentadas e mantidas com o pé no acelerador.

O salário, a viagem, um novo carro, a pintura na casa, a renovação da assinatura da internet, do Netflix, mais boletos e..pé embaixo.

Nada parece deter essa engrenagem que rouba nosso discernimento. Ceifa nossa percepção de que estamos indo de encontro ao muro, ou à perda, ou à queda, ou à morte.

Um dia hei de começar o caminho de volta. E hoje, quando acordei, senti que o ponto de retorno parece estar chegando.

Imagem relacionada
                                                 https://evisual5.wordpress.com/2010/09/21/o-ponto-2/

Nenhum comentário: