terça-feira, 28 de outubro de 2014

Palavra de mãe

Haverá quem lerá esse post e dirá "é...praga de mãe pega!". E pega mesmo. Os pais têm responsabilidades espirituais sobre os filhos. São eles os que guardam as entradas do coração e da mente. E nada pode chegar lá sem que eles permitam.

Igualmente, pai e mãe que não medem a língua para proferir bobeiras a respeito do futuro de seus filhos estão promovendo toda e qualquer permissão sobre o que falam.

E qual a responsabilidade dos filhos sobre seus pais?

Há um tempinho atrás, o inspirador do livro mais conhecido do mundo deixou um post-it com dez regrinhas que continham entre os itens:

"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá" (Exôdos 20:12).

Parece simples, parece simplório. Mas não é.

Honrar o pai e a mãe inclui uma série de grandes e pequenas atitudes nem sempre fáceis de lembrar, quanto mais de cumprir. É não mentir, é obedecer, é uma série de coisas que já negligenciamos pelo menos uma dúzia de milhares de vezes na vida.

Minha mãe é dessas que palpitam pouco, e quase sempre de forma cortante. Se você não quer ouvir, não pergunte. Muitas vezes recebi como resposta frases que eu não seria capaz de supor. Entendimento muito diferente do meu – ou exatamente certeiro naquilo que eu temia pensar.

Agora, bem grandinha e dona do meu próprio nariz, é que eu tenho me deparado com essas verdades. Meus pensamentos têm sido levados com frequência ao encontro desse mandamento. E tenho me espantado com a clareza do alerta.

Concordando ou não, entendendo ou não, cedo ou tarde teremos o encontro com os motivos pelos quais ele nos foi deixado. E não esqueçam de atentar para o mais importante: é um mandamento - não é um palpite ou um bom conselho, é uma ordem.

Nenhum comentário: